Oficina de design e artesanato trabalhando na promoção da cultura popular.

O grupo de Artesãos de Botumirim, vem desenvolvendo seu trabalho de forma organizada desde 2010. Na época o houve a implementação da formação do  Programa Sebrae de Artesanato que ajudou a fortalecer a associação e auxiliou a criação, o desenvolvimento e a comercialização dos produtos feitos pelo grupo em feiras nacionais.
Nesta época o grupo já se destacava pelo seu apreço aos bordados e aos imaginários estampados em suas peças que falam do universo do Vale, suas belezas naturais, cultura e religiosidade. Com uma linha de produtos composta por produtos utilitários e decorativos destacamos os santos feitos em tecido bordado, em especial a Nossa Senhora Aparecida, carinhosamente chamada de Cidinha. Em um grande exemplo de respeito e tolerância pois mesmo o grupo não sendo todo de pessoas católicas, nunca enfrentou problemas no desenvolvimento dos produtos com cunho religioso. Sempre houve respeito as diferenças de crenças ficando a cargo de cada participante, de forma individual e compreensiva, a decisão de participar ou não da produção destes produtos. Os demais produtos com temas da cultural local que vão das flores e cactos dessa que é uma região bastante seca aos deliciosos sabores da culinária tradicional como os pequis e os temperos.
Em 2017 o Sebrae em parceira com Prefeitura Municipal de Botumirim, dá continuidade ao apoio ao grupo e promovem a realização de uma oficina de curta duração em Design e Artesanato e Qualificação de produtos realizada pela consultora do Sebrae Minas, Andreia Costa que vai proporcionar ao grupo poder rever sua trajetória e fazer uma avaliação de sua produção até o momento. E também dar sequência na evolução do grupo com a recepção de novos membros na Associação.
A conclusão do trabalho será a participação do o grupo na Feira Nacional de Artesanato que será realizada em dezembro em Belo Horizonte. O grupo pretende apresentar além de seus tradicionais produtos novas experiências no universo das cores e dos bordados.
Contato: Leila Moura (38) 9 9919-2132
design e artesanato , IMAGO cultura , projetos IMAGO # ,
Share: / / /

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *