Publicações e palestras

Além das atividades de formação e capacitação a IMAGO design cultura através de sua sócia Andreia Costa,também desenvolve pesquisas nas áreas de design, cultura e artesanato. Apresentamos aqui artigos e palestras realizadas.

Artigo completo > Cultura material, memória, design e produção artesanal

Cultura material, memória, design e produção artesanal

Resumo

Este artigo pretende discutir como o estudo da cultural material pode colaborar com a salvaguarda da memória social e percepção da identidade dos territórios e dos indivíduos a partir dos estudos do design e da produção artesanal. Pode-se dizer que os artefatos produzem significados primeiro a partir do seu proprietário-criador, e depois, a partir do momento que esse objeto passa a fazer parte da memória coletiva, integrando valores da coletividade. Sendo assim, as relações de preservação do patrimônio e o conhecimento da cultura material precisam ir além do valor histórico ou artístico, mas devem também se relacionar com as questões identitárias dos territórios e dos seus indivíduos. Estes valores que na construção da identidade brasileira se relacionam com aspectos políticos, econômicos e históricos de nossa formação.

Palavras chave: design, cultura material, produção artesanal, memória, identidade.

COSTA, Andreia; ALMEIDA, Marcelina das Graças de;  DORNAS, Adriana

artigo completo > Minas Raízes Janaúba

Minas Raízes – Janaúba

Resumo

O presente trabalho pretende apresentar as relações entre o design e o artesanato a partir do projeto de extensão, Minas Raízes – Janaúba, realizado pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG no ano de 2012. Este projeto contou com o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais e teve como objetivo o aprimoramento técnico e produtivo da produção artesanal, fazendo uma integração do saber acadêmico com o saber tácito do artesão. O resultado apresentado foi a apropriação do artesão com sua comunidade e sua história, aprimorando sua autoestima e seu reconhecimento como ator fundamental na perpetuação dos aspectos simbólicos da cultura local.

COSTA, Andreia.

artigo completo >Didactis for inaccuracy. The teaching of design for crafts

A didática para a imprecisão – o ensino do design para o artesanato.

Resumo

Concatenar os aspectos que caracterizam uma produção artesanal autêntica com a prática pedagógica voltada para o ensino do design é um dos atuais desafios a que se propõe inúmeros professores e pesquisadores envolvidos em ações de design para o artesanato. A prática do design hoje se apresenta notoriamente mais aberta ao que significa desenvolver um produto. Da projetação do objeto passamos a considerar o sistema produtivo como o reduto dos principais aspectos que dotam valores aos produtos, agora tangíveis e intangíveis. Tendo em conta o caráter artesanal do sistema produtivo aqui considerado, e visto a ainda prevalência de critérios tecnicistas no atual ensino do design, é na intangibilidade dos critérios humanistas o lugar do nosso desafio pedagógico.

Freitas, Ana Luiza Cerqueira. Universidade do Estado de Minas Gerais. analu.cf@terra.com.br

Costa, Andreia. Universidade do Estado de Minas Gerais. andreia@imagodesign.com.br

Artigo completo > O design e a produção artesanal

O design e a produção artesanal na pós-modernidade.

Resumo

A crescente valorização do produto artesanal, como possibilidade de atender a uma necessidade de definir fronteiras de identidades e estabelecer padrões que caracterizam cada território é uma evidência do mercado. É preciso acreditar em uma forma de organização social, onde o valor do indivíduo predomine, onde a identidade se particularize na experiência do ser humano no movimento da cultura, e o design capaz de unir a demanda da arte ao mercado.

COSTA, Andreia; FREITAS, Ana Luiza Cerqueira; MENEZES, Marlette A. R.