Seminário Economia Criativa e inovação

Sucesso, motivação e inspiração.

Esse foi o resumo do seminário Economia Criativa e Invocação que aconteceu ontem em Divinópolis.

Com uma visão ampla de diferentes formas de atuação de projetos da econômica criativa vimos o quanto a inspiração faz parte do sucesso de iniciativas culturais. A busca por soluções de problemas que nos afeta, ou que afetam a nossa comunidade é um grande motivo que nos leva a empreender. O sucesso acontece, em geral, com iniciativas que sejam verdadeiras, e que trazem em si, a memória e a experiência de quem está vivendo aquela realidade.

Seja na área acadêmica com os recursos de pesquisas e caminhos tecnológicos já estruturados seja nas inciativas sociais com particularidades de cada território, seja por um sonho em realizar algo de que te faça feliz! Todos esses são caminhos para realização de bons projetos.

Ver as experiências de comunidades tão distantes quanto as apresentadas por Kamila Brito do Pará eKdu dos Anjos de BH e consegui ver que o Carimbo é o Funk tem muito mais em comum do que um bom gingado na dança. Mas que os dois trazem referencias de locais que estão “a margem” que falam de comunidades que estão segregadas seja pela distância ou dificuldade de acesso seja pelos muros visíveis que separam o morro do asfalto. Mas que em qualquer um destes lugares as pessoas estão ávidas de conhecimento e fazendo acontecer com a sua realidade, com a sua matéria prima, com os seus valores e com os seus sonhos!

E é no sonho que todos nos encontramos! No sonho de Igor Bastos de fazer, criar viver disso na sua terra. No sonho da Juliana Pontes em conectar, ensinar e aprender, no sonho da Elena Campos em pensar e colaborar! No sonho da Bruna Kassab em juntar pra dividir e assim ter pra todo mundo, nos sonhos do Cleu Oliver em achar a fórmula da felicidade! nos sonhos de Kdu e Kamila em fazer um “Passinho de Carimbó” ganhar mundo! Nos sonhos da Joana Meniconi preparar um mundo melhor pra receber quem vem depois e no meu sonho de costurar a vida pelas estradas, andeira, de projeto em projeto, formando um mapa de gente legal, de lugares maravilhosos e de pessoas felizes e realizadas. Meu sonho, facilitar encontros!

É com essa inspiração que esperamos agora a participação de projeto culturais da região de Divinópolis, no edital do Aceleradora Ativa! De sonharmos juntos projetos colaborativos com empreenderes locais que utilizem recursos regionais com invocação, tecnológica ou social. E também para transformar o processo criativo em valor agregado os produtos locais, dando assim mais visibilidade e retorno financeiro e ativando a rede de cultura do oeste de Minas.!

por: Andreia Costa [IMAGO cultura].

foto Elisa Clementino


Inscrições no edital até dia 30 de agosto no site Aceleradora Ativa


 

Seminário Economia Criativa e inovação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *